Prefeitura de Sento-Sé realiza Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e seu setor de Combate as Endemias, vem intensificando as campanhas e ações de prevenção à Dengue, Vírus Zika e Chikungunya. Um exemplo claro é a realização do Dia D de combate ao Aedes Aegypti que está acontecendo em bairros do município. A ação iniciada nesta quinta-feira (7) segue até amanhã (dia 8) e vai percorrer os bairros: Beira Rio, Centro, Tombador, João Leopoldo, Elias Alves, Cícero Borges, Bela Vista, São José e Cirano Sento-Sé.

A ação é mais uma entre várias que a gestão municipal vem desenvolvendo voltada principalmente a prevenção, sobretudo, depois do período chuvoso e quente, que representa o maior risco para a proliferação do Aedes Aegypti. “Em fevereiro realizamos essa mesma ação e hoje ao passar pelas ruas fazendo o trabalho já notamos a diminuição de materiais inservíveis, só em ouvir o carro de som anunciando a ação eles já estão colocando o material nas portas para recolhermos. Notamos uma maior receptividade, conscientização e colaboração da população”, declarou o Agente de Endemias, Valter Vinicius Nascimento, que esteve n amanhã desta quinta-feira percorrendo as ruas do bairro Tombador.

Adão Almeida é comerciante no ramo de borracharia há cerca de 20 anos, ele conta que procura manter os pneus sempre livres do acumulo de água, e quando algum já está inservível já avisa ao setor para recolher. “É muito bom esse trabalho que eles realizam diariamente, pois conscientiza a população a ter os cuidados necessários, com o Dia D então fica mais fácil fazermos o descarte do que já não nos serve e que pode evitar um possível foco do mosquito”, disse o comerciante.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta para que as pessoas estejam sempre atentas e observem periodicamente locais que possam se transformar em criadouros do mosquito em sua residência e no trabalho. Caixas d’água, calhas, piscinas, pratos de vasos de plantas, latas de lixo, baldes, garrafas, pneus, entre outros, se não cuidados adequadamente podem representar grande risco para a proliferação do Aedes Aegypti. “O trabalho dos agentes de endemias é permanente e realizado diariamente em todos os bairros do município, mas para que o resultado seja positivo é preciso a colaboração e envolvimento de toda a população. É de fundamental importância que todos fiquem atentos e contribuam cuidando, ao menos uma vez por semana, de suas casas, quintais e locais de trabalho”, destaca o secretário municipal de Saúde, Samuel Santana.

Nesta Sexta-feira, dia 08 de abril, a ação acontece nos bairros Bela Vista, São José e Cirano Sento-Sé.

Gardennia Garibalde/Ascom PMSSE