IV Conferência Municipal de Saúde de Sento-Sé tem avaliação positiva da Secretaria de Saúde

A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde realizaram a IV Conferência Municipal de Saúde de Sento-Sé, com o tema “Avança SUS! Integralidade de Ações, Equidade no Cuidar”. A abertura do evento aconteceu na quinta-feira, (26/10), as 17 horas, no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores, com palestra do médico do “Programa Mais Médicos”, Alan José Meireles.

No segundo e último dia do evento, (27/10), pela manhã, aconteceu palestra ministrada pelo Secretário Municipal de Saúde, Luiz Rezende, que trouxe o debate sobre o “Conhecendo o SUS: Modelos de atenção, trabalho em rede e financiamento”. Além disso mais duas discussões com os apoiadores do Núcleo Regional de Saúde, Helder Coutinho e Eulina Silva, onde discutiram sobre “Vigilância em saúde e os enfrentamentos no território”, “Processos de trabalho e valorização profissional” e “Participação e controle social”.

Durante a tarde, além de grupos de trabalho com discussões temáticas, houve a plenária no final da conferência, com a participação de usuários do SUS, convidados que fizeram diversas pergunta e delegados que tiveram direito a voz e voto para a aprovação de propostas para fortalecer o Plano Pluri Anual – PPA Municipal.

Segundo a Coordenadora da IV Conferência, a Psicóloga, Geisa Castro, “a realização da conferência foi um momento singular para o município de Sento-Sé, com fala, escuta, discussões democráticas sobre o SUS, partindo da saúde que temos, para chegar à saúde que queremos. Agradeço ao Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria de Saúde pelo apoio, às demais secretarias e parceiros pelo suporte logístico, à fisioterapeuta, Wiara Pollyana que coordenou juntamente comigo, e, em especial a toda a Comissão Organizadora que trabalhou com muito esmero. A sensação é de dever cumprido! Avança SUS”, afirmou Castro.

O Secretário de Saúde, Luiz Rezende, fez uma avaliação positiva do evento. “Fizemos essa conferência com muito carinho e dedicação, o principal intuito foi alcançado, participação popular e dos trabalhadores da saúde, um grande momento de construção do SUS no município. Agradecemos ao Conselho Municipal de Saúde e a todos os servidores da Secretaria de Saúde pelo apoio, às demais secretarias e parceiros pelo suporte logístico, destacamos ainda o trabalho das profissionais Geisa Castro – Psicóloga e da Fisioterapeuta – Wiara Pollyana que coordenaram a Comissão Organizadora que trabalhou com muito esmero”, disse o Secretário.

O evento contou com a participação da apoiadora do Núcleo Regional, Tatiana Melo, Secretária de Ação Social, Tereza Rodrigues, Secretário de Obras e Serviços Públicos, Jackson Coelho, Vereador, Uemison Almeida dos Santos (PHS) e os Assessores de Gabinete, Clériston Ferreira e Socorro Costa.

Fotos: Leonardo Costa