IX Conferência Municipal de Assistência Social é realizada com sucesso em Sento-Sé

Na manhã desta quarta-feira (11) a Igreja Cristã Evangélica foi palco para a realização da IX Conferência Municipal de Assistência Social de Sento-Sé. Participaram da solenidade, compondo a mesa de honra, o Assessor Especial e representante da Prefeita Ana Passos, Izamar Reis, o Secretário de Assistência Social, Jailson Nascimento, e a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Maria do Socorro Batista Filha.

Realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com a Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, a conferência teve como tema central a “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

A presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Maria do Socorro Batista Filha, realizou  a abertura oficial da Conferência, momento em que fez uma importante avaliação acerca da conferência e suas implicações na sociedade. “Esse é um momento de suma importância para o fortalecimento do SUAS, oportunizando espaços democráticos de discussão e articulação coletivas, entorno de propostas e estratégias de organização. Espaço onde o Governo e Sociedade Cívil se reúnem para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas nos próximos anos, para que tenhamos uma política de Assistência Social cada vez mais humana, igualitária, com garantia de direito e amor ao próximo”. Pontuou a presidente, que aproveitou ainda para agradecer a colaboração de todos os envolvidos na realização do evento.

O Secretário Municipal de Assistência Social, Jailson Nascimento, destacou o empenho e participação de todos para a realização da Conferência e disse que “mesmo diante da redução considerável de recursos federais aos municípios, Sento-Sé mantém a oferta de todos os serviços com qualidade e eficiência e está empenhado na construção de políticas públicas sociais eficientes”, destacou o secretário.

O representante da prefeita Ana Passos, Izamar Reis, mencionou a importância da Conferência para avaliar a política de assistência social e aprimorar a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “A gestão da prefeita Ana Passos não tem medido esforços no compromisso e fortalecimento ao enfrentamento das dificuldades para garantir a assistência e proteção social a quem realmente precisa, mesmo diante do cenário crítico que o país atravessa”, disse Reis.

A Palestra Magna foi conduzida pelo Professor Mestre em sociologia pela UNIVASF, Antônio Marcos, que também é Vice-presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente e Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Juazeiro-Bahia e Coordenador Executivo do IDESAB – Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental.

Em seguida aconteceu a retomada e conclusão das discussões por eixo, passando para aprovação em plenária final das propostas dos cinco eixos, que aconteceu parte de forma virtual através de uma ferramenta online e parte presencial. Por fim a plenária procedeu com a homologação dos Delegados que representarão Sento-Sé na Conferência Estadual de Assistência Social; são eles: Reinan dos Santos Ramos (titular) e Osmeriana Gomes Pereira Santos (suplente), representando a sociedade civil e Maria do Socorro Batista Silva Filha (titular) e Dulsinalva Almeida Barbosa de Alcântara (suplente), representando a esfera governamental.

Gardennia Garibalde/Ascom PMSSE
Fotos: Secretaria de Assistência Social