Mutirões de exames preventivos vêm atendendo mulheres da sede e interior de Sento-Sé

Com o objetivo de promover ações de prevenção e cuidados com a saúde da mulher, a Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando uma série de mutirões de exames preventivos na sede e interior do município. Nesta quarta-feira (17) o mutirão aconteceu na comunidade de Cajuí, zona rural de Sento-Sé.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica no município, Renata Santos, a ideia do mutirão é atender a comunidade feminina de Sento-Sé, no que diz respeito à prevenção do câncer de colo do útero. “Detectamos uma grande demanda de preventivos e também a dificuldade de muitas mulheres se deslocarem para vir à sede realizar o exame, então nos organizamos e passamos a levar a equipe às comunidades do interior para realizar os exames, e vem dando certo”, explica Renata Santos.

A dona de casa Clara Santos foi uma das pacientes atendidas na comunidade de Cajuí e declarou estar maravilhada com a iniciativa. “Muito bom ver uma iniciativa como essa chegar aqui na nossa comunidade. Prevenir é sempre o melhor remédio, é através da realização do preventivo que nos asseguramos que estamos bem de saúde”, disse a dona de casa. Maria do Socorro de Souza falou sobre a alegria e importância do momento. “Para mim é uma satisfação e alegria estar aqui hoje e poder fazer o meu preventivo, só nos resta agradecer a Prefeitura e toda equipe da Secretaria de Saúde”, disse Maria do Socorro.

A enfermeira Alana Mirela Tupiná é uma das profissionais que realiza os exames, de acordo com ela a adesão das mulheres tem sido positiva. “Já passamos pelas comunidades de Andorinhas, Itapera, Volta da Serra, assentamento e Cajuí, realizamos cerca de 129 exames desde o início dos mutirões”, destaca a enfermeira.

Dentro do cronograma realizado pela Secretaria Municipal de Saúde a próxima comunidade a receber o Mutirão de Preventivos será Tombador.

Todas as Unidades de Saúde da Família do município, tanto na sede como no interior, fazem os exames preventivos, para realizar é só procurar a USF mais próxima e realizar o agendamento na recepção.

Gardennia Garibalde/Ascom PMSSE
Fotos: Secretaria Municipal de Saúde