Prefeita Ana Passos recebe representantes do Projeto Tombador Iron

Na manhã desta quarta-feira, 13, na sede da Prefeitura Municipal de Sento-Sé, a Prefeita Ana Passos recebeu representantes da Tombador Iron Mineração Ltda., empresa que já se encontra em atividade no município de Sento-Sé, com o objetivo conhecer os projetos socioambientais da empresa, bem como discutir sua implementação e execução nas comunidades ao seu redor.
O Projeto Tombador terá uma vida útil de cerca de 8 anos e um investimento, nessa primeira etapa, de cerca de 50 milhões de reais. Toda a produção será escoada por caminhões. Estima-se que serão gerados aproximadamente 50 empregos diretos e 450 indiretos.

Durante o encontro, o Sr. Alan Francisco de Carvalho, coordenador dos Programas Sociais do Projeto Tombador, fez um panorama das ações que a empresa deverá implementar na região, que contemplarão reforma de escolas, melhoria nas estradas, coleta seletiva do lixo, apoio a agricultores familiares, formação adequada de mão de obra local, dentre outras que oferecerão aos moradores dos povoados de Tombador de Cima, Retiro de Baixo, Aldeia, Pascoal e Limoeiro, uma melhor qualidade de vida.

Para a prefeita Ana Passos, o encontro serviu para alinhar as ações que devem minimizar os impactos que um empreendimento desse porte gera nas comunidades do seu entorno. “Como sempre fazemos em relação às empresas que chegam em nosso município, estamos buscando parcerias que se transformem em ações práticas e que sirvam para melhorar a vida das pessoas”. Ainda que, “todo e qualquer empreendimento que resolva se instalar aqui, deve cumprir com suas obrigações sociais, pois para além da exploração de nossas riquezas, precisamos priorizar o cuidado com a nossa gente”, finalizou Ana.

Estiveram presentes na reunião, além da Prefeita Ana Passos, Paulo Oliva, Geólogo; Hélio Carvalho, Técnico em Mineração; Jaymilson Magalhães, Engenheiro de Mina; Alan Francisco de Carvalho, Sociólogo; Bárbara Cristina Rodrigues, Assistente Social; Maria do Socorro Costa dos Santos, Assessora da Prefeita.

Clériston Ferreira / ASCOM/PMSSE
Fotos: Leonardo Rodrigues