Prefeitura de Sento-Sé realiza chamada pública para agricultores familiares fornecerem produtos da alimentação escolar

A Prefeitura de Sento-Sé, por meio das Secretarias Municipais de Educação; Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, e setor de licitações, realizou nesta quarta-feira (13), a abertura das propostas da chamada pública que tem como objetivo habilitar agricultores familiares e empreendedores rurais para o fornecimento de produtos da alimentação escolar no exercício 2024, através do PNAE- Programa Nacional de Alimentação Escolar. A iniciativa busca garantir uma alimentação de qualidade para os alunos da rede pública municipal de ensino, além de gerar renda e incentivo aos produtores rurais.

Um total de 19 agricultores familiares individuais e 3 associações apresentaram a documentação solicitada através do edital, seus projetos de vendas, que foram julgados pela comissão do processo e tornaram-se habilitados.

Reinilson Alves do Nascimento, é agricultor do povoado de Tanque, e participou da chamada pública pela primeira vez.  “Participar dessa ação representa a garantia de entregar o nosso produto de forma garantida, além de entregarmos uma alimentação de qualidade, orgânica e que vai fazer o bem para as crianças. Com o auxílio da Prefeitura e toda equipe da secretaria ficou mais fácil também para gente entender o processo   e encaminhar a documentação”, avaliou.

A agricultora familiar da comunidade de Pascoal, Maria José Araújo de Macedo Batista, participou de todas as chamadas públicas realizadas e ressalta a importância da iniciativa. “Antes de participar das chamadas eu só eu cultivava uma espécie de fruta, que era a banana, graças a essa iniciativa hoje eu já estou cultivando mamão, goiaba, macaxeira, pois pude investir na minha produção, implementei um novo sistema de irrigação e quero ampliar ainda mais”, pontuou a agricultora.

“Este é um processo realizado anualmente pela gestão municipal e que a cada ano que passa conseguimos ampliar o número de participantes, em 2022 tivemos 16 inscritos, em 2023 foram 17 inscritos e este ano chegamos a 22 inscritos, entre agricultores familiares individuais, associações e cooperativas. Todo o processo corre pela Secretaria de Educação e nós da agricultura fazemos a articulação dos produtores, orientamos na obtenção da documentação necessária, na elaboração dos projetos de vendas, damos todo o suporte técnico e jurídico necessário, para atender ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)” explica o secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, Sandro Jatobá.

De acordo com o edital da Chamada Pública, após o processo que aconteceu hoje a Prefeitura de Sento-Sé o resultado da Chamada deve ser publicado num período de 5 dias tornando o resultado oficial. Em seguida os habilitados assinarão os contratos, que terão validade de 12 meses.

Texto: Gardennia Garibalde/Ascom PMSSE
Fotos: João Paulo Moraes