Secretaria de Saúde convida à população a participar das atividades em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) convida os profissionais de saúde, os usuários, os familiares e toda sociedade sentoseense a participarem das atividades em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio).

Nesta sexta-feira, 17 de maio, a programação inicia às 8h30min (manhã), com uma caminhada saindo da Secretaria Municipal de Educação até o Ginásio Municipal João Carlos Rocha. Onde acontecerá uma celebração com apresentações culturais (dança, música e teatro), além disso, a comercialização de artesanatos confeccionados pelos usuários e profissionais do CAPS.

A ação é uma manifestação para lembrar também o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Educação e Conselho Tutelar.

Segundo a Coordenadora do CAPS, Thaiane Castro, a data é celebrada com diversas ações no Brasil todo, “as atividades são realizadas por todo país, o Movimento de Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta contínua pelos direitos de pessoas em sofrimento mental, fazendo lembrar que como todo cidadão essas pessoas têm direito ao cuidado e tratamento sem abrir mão de sua liberdade e do direito a viver em sociedade”, disse.

“Contamos com a presença de todos nessa luta por uma sociedade sem manicômios”, finalizou Castro.

Imagem: Leonardo Costa