Secretaria de Saúde realiza atendimento e ações educativas no Limoeiro em Sento-Sé

A Secretaria Municipal de Saúde vem realizando diversos atendimentos e ações educativas pelo município de Sento-Sé, como o Grupo de Gestantes, Grupo de Saúde Mental, Mutirões nas comunidades, Programa Saúde na Escola e Salas de esperas com variadas temáticas. Além da orientação individual em consultório.

Nesta semana, a equipe da Vigilância em Saúde efetuou atendimento e palestra sobre hanseníase, na comunidade do Limoeiro da Batateira; participaram da atividade aproximadamente 60 pessoas. A reunião teve como o objetivo informar e desmistificar a população devido alguns casos diagnosticados recentemente.

Segundo a Médica da Saúde da Família, Ávila Jamille Souza, “a visita foi de grande proveito, visto que a população pode sanar as suas dúvidas, dentre elas estavam os principais questionamentos a respeito de como podem contrair e prevenir a hanseníase”.
“Acredito que muitas das pessoas enxergarão a doença com outros olhos a partir desta visita, já que hanseníase ainda hoje é uma doença que causa preocupação, apesar de ter cura e o tratamento ser gratuito pelo SUS”.
“Ações deste tipo são de extrema importância, já que educar e informar a população é uma forma de levar saúde a todos os cantos”, finalizou Ávila.

Em Sento-Sé, os casos de hanseníase que estão sendo diagnosticados, são notificados, tratados e as pessoas próximas do doente avaliadas.
A transmissão da hanseníase ocorre pelo ar, através de contato prolongado no mesmo ambiente, como conviver diariamente com a pessoa, seja no trabalho ou em casa. Por isso, quando alguém é diagnosticado, é necessário que as pessoas que moram ou trabalham diretamente com essa pessoa, sejam avaliados.

Todas as Unidades Básicas de Saúde de Sento-Sé avaliam os pacientes e os contatos (pessoas que convivem diariamente com o usuário) fazem o diagnóstico e tratamento, porém os casos mais complexos são enviados para o hospital/unidade de referência, em Juazeiro.

O Secretário Municipal de Saúde, Luiz Rezende afirmou o compromisso da gestão em cuidar das pessoas, “estamos sempre atentos e sensíveis aos problemas de saúde que ocorrem em nosso município, e mais que isso, sempre buscando soluções para os mesmos, agradeço a comunidade por nos receber e aos nossos profissionais pelo empenho e dedicação”, ressaltou Rezende.

Fotos: Vigilância em Saúde