Semana Santa 2019 marcada por comemorações culturais

A Prefeitura Municipal de Sento-Sé, por meio da Gerência de Cultura, comemorou a Semana Santa 2019 com peça de teatro – Paixão de Cristo, nos dias 18 e 19 de abril, no Campo do Palmeiras, em frente ao Estádio Municipal Francisco de Assis Rocha (Assisão). Além disso, no sábado de aleluia, 20 de abril, na Praça do Bairro Tombador, tradicionalmente aconteceu a Queima do Judas. Ainda, nos dias 20 e 21 de abril (manhã e tarde), aconteceu a Festa dos Kongados, nas principais ruas e avenidas da cidade.

O Conselheiro Tutelar, Antônio Marcos, 31 anos e faz parte da Festa dos Kongados desde os 7 anos, explanou “essa tradição existe há mais de 100 anos, da época da Sento-Sé velha. Essa tradição faz parte da minha vida, cresci vendo e convivendo com esta manifestação cultural”, disse. “Participam dançantes, como: crianças, jovens, adultos e idosos. No sábado de aleluia, pela manhã, após a missa da ressurreição na igreja Matriz de São José, a dança aconteceu na pracinha do bairro Tombador. A dança termina quando todas as casas são visitadas”, concluiu Marcos.

O Gerente de Cultura, Aedson Sousa do Nascimento, disse “a experiência da Semana Santa 2019 foi única, estamos mantendo viva as tradições regionais e isso não tem preço. A nossa Peça teatral Paixão de Cristo foi maravilhosa, a população nas ruas não fala em outra coisa, muitos elogios. Não podemos esquecer da queima do Judas, da dança e Festa dos Kongados pelas principais ruas, animando toda a população”, afirmou. “Foram eventos importantíssimos para a manutenção da cultura regional. Estamos fixando os eventos culturais no calendário da nossa Sento-Sé, trazendo o povo, juntando a sede e o interior o município. A nossa gratidão a Prefeita, Ana Passos é enorme, finalizou Nascimento.