Sento-Sé comemora 45 anos com realização de eventos esportivos

O município de Sento-Sé celebrou, neste sábado dia 16 de outubro, seu aniversário de 45 anos. Eventos como a tradicional cerimônia de hasteamento das bandeiras e competições esportivas foram realizadas pela Prefeitura Municipal como parte das comemorações. A cerimônia de hasteamento das bandeiras foi o primeiro evento do dia, aconteceu na frente da Prefeitura e marcou a abertura oficial dos eventos.

Logo em seguida foi iniciada a 2ª Corrida Ciclística que atraiu esportistas não só de Sento-Sé, mas também de vários municípios da região sanfranciscana e de outros estados, movimentando as ruas centrais da cidade, que recebeu o circuito Rogério Máquina, uma homenagem ao mais antigo e atuante ciclista de Sento-Sé, que também participou da competição.

Patricson Emanuel atleta de elite no ranking estadual foi o 2º colocado na categoria elite masculino da competição e aprovou o evento. “Mais um evento espetacular realizado pela Prefeitura de Sento-Sé. Uma competição muito boa e com grande potencial pra estar entre as maiores da Bahia pela organização e premiação que tem. Participei da 1ª edição em 2019 e fui consagrado campeão, esse ano retornei por considerar um evento perto da minha cidade natal que é Juazeiro, com ótima estrutura, um nível muito bom dos atletas, uma boa premiação e que vai servir de preparação para a prova mais importante do calendário baiano, que é o Campeonato Baiano 2021 de Estrada e Contrarrelógio que será nos dias 23/24 de outubro na cidade de Barreiras”, destacou o atleta.

Já Rogério Máquina, o homenageado que deu nome ao circuito da competição e 5º colocado da categoria local masculina, agradeceu a homenagem e avaliou a competição como um incentivo à prática esportiva na cidade. “Esse é um evento muito bem organizado pela equipe do departamento de esporte. Participei na edição anterior, onde fiquei como 2º colocado, nessa edição dei o meu máximo em uma das voltas que fui informado como sendo a ultima e infelizmente não foi, o que me gerou um desgaste físico já na reta final. Mas o importante hoje é comemorar os 45 anos da nossa cidade e o incentivo ao esporte”. Pontuou o ciclista.

Mas, foi no turno da tarde que a 2ª Meia Maratona atraiu a população de Sento-Sé para prestigiar e vibrar com o andamento da competição, além é claro de atrair atletas da região para levar um colorido especial às principais vias de Sento-Sé, que integraram o Circuito Cel. Valter Araújo.

Na categoria local masculino o atleta John Lenno foi o primeiro colocado, ele agradeceu a Deus e ao apoio da família, peças fundamentais para a conquista do pódio. “A Meia Maratona de Sento-Sé é o meu foco, pois a premiação é boa e pra mim representa a oportunidade de comprar um material ainda melhor para treinar. É uma felicidade participar de uma competição com atletas de alto rendimento como Edson e Justino, e após 4 anos treinando sério ver que estou evoluindo”, declarou o atleta após cruzar a linha de chegada.

A petrolinense Eliene da Costa foi campeã na categoria feminina pela 2ª vez, para ela cada dia é uma superação. “Já tenho 50 anos, então para mim cada dia é uma superação. Sou nordestina e estou acostumada com o calor da nossa região, mas ainda considero o nosso maior inimigo na competição”, assinalou a bicampeã.

Detentor da 5ª melhor marca dos maratonistas do país, Edson Amaro também participou da Meia Maratona e garantiu a 2ª colocação na categoria geral masculina. “Essa é a terceira vez que participo do evento, um evento muito organizado, e a gestão municipal está de parabéns por mesmo em um momento de pandemia incentivar a prática esportiva. Para muitas cidades da nossa região o esporte é somente o futebol, então Sento-Sé com certeza está um passo a frente ao incentivar outros esportes, além do futebol. A Meia Maratona de Sento-Sé já faz parte do calendário Regional de maratonas e para mim é uma felicidade participar”, declarou o atleta de alto rendimento, Edson Amaro.

O secretário de Administração, Juvenilson Passos, esteve representando a prefeita Ana Passos nos eventos e reafirmou que o melhor presente que a gestão municipal pode dar a Sento-Sé é o compromisso de trabalhar para o desenvolvimento da cidade. “Estamos vivendo um momento de pandemia, onde ainda não devemos e nem podemos promover aglomerações, então nada melhor que comemorar com a realização de eventos esportivos, que promovem saúde e fazem com que a população tenha uma participação ativa. A Nova Sento-Sé hoje completa 45 anos e temos orgulho em dizer que fazemos parte dessa história e que trabalhamos para que o nosso povo tenha orgulho em dizer: Eu sou de Sento-Sé”. Finalizou Juvenilson Passos.

Cerca de 20 mil reais foram investidos em premiação nas duas competições, além da distribuição de troféus e medalhas. Teve ainda premiação simbólica que entregou ao Secretário Juvenilson Passos e ao Comandante do CPRN, Cel. Valter Araújo, troféu e medalha por serem destaques em suas funções. Participaram ainda dos eventos, secretários municipais, vereadores, representantes da Polícia Militar, e a população Sentoseense.

Gardennia Garibalde/Ascom PMSSÉ
Fotos: Leonardo Costa