Sento-Sé intensifica ações de combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti

Os serviços de prevenção à Dengue vêm sendo feitos periodicamente pela Prefeitura de Sento-Sé. Para reforçar a ação a Prefeitura de Sento-Sé através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou com sucesso, nesta quarta e quinta-feira, dias 02 e 03, o Dia D de Combate ao Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da doença. Durante os dois dias 25 Agentes de Combate a Endemias do município, visitaram todos os bairros da cidade recolhendo materiais inservíveis que são potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, como pneus, vasilhames, garrafas, latas, entre outros.

Além da coleta de materiais inservíveis a equipe também intensificou a orientação e distribuição de informações para que a população evite a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz com mais intensidade no verão, quando encontra condições favoráveis: água limpa e parada. “Durante os dois dias foram recolhidas cerca de 50 toneladas de materiais inservíveis, em sua maioria pneus velhos, que estavam acumulando água. Graças ao trabalho de toda equipe muitos focos do mosquito foram desativados”, explica o coordenador de endemias, Adélio Ribeiro, acrescentando que após a realização da ação os bairros onde foram encontrados focos do mosquito receberão outras ações. “No início da próxima semana vamos iniciar o tratamento perifocal, com borrifação, nos bairros onde encontramos mosquitos”, acrescentou Ribeiro.

A dona de casa, Raimunda dos Santos, é moradora do bairro Tombador a pouco tempo, ela conta que ficou muito satisfeita com a ação. “A ação é muito esclarecedora. Recebemos orientações conversando com agentes. A Prefeitura está de parabéns, porque este trabalho tem que ser feito desde cedo, ajudando a mudar esse velho hábito da população de achar que tudo é culpa e tarefa do poder público. Somos todos responsáveis, temos todos que fazer nossa parte”, disse a dona de casa.

De acordo com o secretário de saúde do município, Samuel Santana, o combate ao mosquito Aedes Aegypti é de extrema importância, uma vez que além da Dengue, ele também é responsável pela transmissão de duas graves enfermidades: a Zika e a Chikungunya. “A gestão municipal tem realizado diversas ações no combate ao mosquito e também na conscientização sobre a doença. Queremos que a população faça a sua parte, seja na sua casa ou no local de trabalho, mantendo os ambientes limpos”. Destacou Samuel Santana.

Gardennia Garibalde/Ascom PMSSE
Fotos: Hélcio Oliveira e Secretaria Municipal de Saúde