Secretaria de Saúde realiza atividades em combate ao mosquito Aedes Aegypti

A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação realizou diversas atividades coletivas em combate ao mosquito Aedes Aegypti, como o Programa Saúde na Escola – PSE, em 12 Escolas entre a Rede Municipal e Estadual de Ensino, na sede e no interior do município.

Programa Saúde na Escola – PSE, no Grupo Escolar Profª América Sento-Sé Valverde

Além disso, no dia 09 de maio, aconteceu uma panfletagem, no centro da cidade. Já nos dias 10 a 24 de maio, aconteceram seis Mutirões de recolhimento de possíveis focos de criadouro do mosquito Aedes Aegypti, nos bairros: Santa Terezinha; Bela Vista; Cícero Borges; Elias Alves; João Leopoldo e no Loteamento do Programa Minha Casa Minha Vida, na sede.

Loteamento do Programa Minha Casa Minha Vida

Segundo a Diretora da Atenção Básica, Renata Santos, “as ações do Programa Saúde na Escola são de extrema importância para sensibilizar os alunos quanto à prevenção de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, causadas pelo Aedes Aegypti. As crianças e adolescentes são multiplicadores de informações junto às suas famílias e vizinhos. Culminamos a ação através dos mutirões do recolhimento, que totalizou em seis caçambas repletas de possíveis criadouros do mosquito, lembramos que cabe principalmente a cada cidadão cuidar do seu quintal, do seu terreno, da sua rua, conversar com seus vizinhos e estar sempre atento combatendo o Aedes”, disse.

“Agradecemos todo apoio da Empresa Vale Norte, equipes de Atenção Básica, Agentes de Combate as Endemias e apoiadores da Secretaria de Saúde”, finalizou Renata.

Mutirão no Bairro Elias Alves

Mutirão na Área I da Bela Vista

O Secretário Municipal de Saúde, Luiz Rezende, alertou, “é importante frisar que o combate ao mosquito Aedes aegypti é o ano todo. Na última pesquisa apresentada pela Secretaria de Saúde do Estado a nossa região Norte da Bahia é uma região endêmica e a população tem que ajudar o município para mudar esta realidade”, afirmou.

“Logo, reafirmamos em nome da Prefeita de Sento-Sé, Ana Passos e Secretaria Municipal de Saúde um pedido para população: participe do combate aderindo a medidas simples e diárias, como:  manter as áreas externas e quintais limpos; sem lixo e depósitos de água parada, pois são os principais locais de criação de focos do mosquito transmissor”, concluiu Rezende.

Programa Saúde na Escola – PSE, na comunidade do Tanque

Mutirão no Bairro Santa Terezinha