Sento-Sé realiza a IV Conferência Municipal de Educação com sucesso

A IV Conferência Municipal de Educação de Sento-Sé foi realizada em formato virtual, nesta terça e quarta-feira, dias 23 e 24 de novembro, através das plataformas YouTube e Meet. O evento, organizado e convocado pelo Fórum Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Educação (SME), reuniu nos dois dias de evento cerca de 600 participantes, cujo credenciamento ocorreu por meio de formulário eletrônico. Dentre eles, representantes do poder público, segmentos educacionais, setores sociais, entidades que atuam na área da educação, profissionais e pessoas interessadas em contribuir para a melhoria da educação sentoseeense.

Na solenidade de abertura, estiveram presentes a procuradora do município, Ellen Eloy, que na oportunidade representou a prefeita Ana Passos; o secretário Municipal de educação e também Coordenador do Fórum Municipal de Educação, Jeorge Ribeiro, o vereador Francelino Carvalho, representando o Poder Legislativo, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Domingos João dos Santos e a professora da Uneb e membro do Conselho Estadual de Educação, Gelcivânia Silva, que também foi a responsável por ministrar a palestra magna.

A procuradora Ellen Eloy, falou da sua satisfação em participar do evento, bem como do compromisso da gestão municipal com a educação. Já o Secretário de Educação, Jeorge Ribeiro, destacou: “que tenhamos sabedoria para aproveitar o momento que nos é proporcionado, que o coletivo se sobressaia, assim como uma educação que busque inclusão, equidade e qualidade. Que esse seja realmente nosso compromisso durante esse evento”. Pontuou o secretário, Jeorge Ribeiro.

Na continuidade, procedeu-se à leitura do Regimento Interno da Conferência, seguida de sua aprovação pelos participantes.

PLENÁRIAS DE EIXO – O tema central da IV Conferência Municipal de Educação “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”, desdobrou-se em seis eixos. Os participantes inscritos em cada um dos seis eixos puderam discutir e propor emendas aditivas, supressivas e substitutivas ao Documento Referência. De modo a organizar e dinamizar os trabalhos.

As temáticas abordadas foram: Décadas de Lutas e Conquistas Sociais e Políticas em Xeque: O Golpe, a Pandemia e os Retrocessos na Agenda Brasileira (Eixo I); PNE, Planos Decenais, SNE, Políticas Setoriais e Direito à Educação (Eixo II); Educação, Direitos Humanos e Diversidade: Justiça Social e Inclusão (Eixo III); Valorização dos/as Profissionais da Educação: Formação, Carreira, Remuneração e Condições de Trabalho e Saúde (Eixo IV); Gestão Democrática e Financiamento da Educação: Participação, Transparência e Controle Social (Eixo V) e Construção de um Projeto de Nação Soberana e de Estado Democrático em Defesa da Democracia, da Vida, dos Direitos Sociais, da Educação e do PNE (Eixo VI). Todas as propostas de emendas, em cada Plenária de Eixo, foram votadas e encaminhadas à deliberação da Plenária Final.

PLENÁRIA FINAL – No turno da tarde, para a realização da Plenária Final, os coordenadores, relatores e secretários, puderam expor a todos os participantes as propostas elencadas para cada eixo. Foram consideradas aprovadas as proposições com aprovação dos participantes. Os presentes também tiveram a oportunidade de, mediante inscrição prévia, tecer comentários e manifestar-se acerca dos temas em questão.

ELEIÇÃO DE DELEGADOS – Ao final da IV Conferência Municipal de Educação, aconteceu a eleição dos candidatos a delegado de acordo com a disposto no Regimento Interno. Foram eleitos os delegados para a etapa estadual: Delegados por Setor, Jeorge Ribeiro da Silva (titular), Edna Maria Oliveira de Sousa (suplente); Delegados por Segmento, Adilson Antunes da Cruz (titular), Adevândia Epifanio Ferreira (titular), Marleide Souza Melo Lustosa (suplente) e Solange Muniz de Souza Rosa (suplente).

Gardennia Garibalde/Ascom PMSSÉ