Tradições culturais e muito forró marcam inicio dos festejos juninos no interior de Sento-Sé

A alegria dos festejos juninos começou a tomar conta do povoado de Limoeiro da Batateira, interior de Sento-Sé. A tradicional festa que celebra São João, padroeiro da comunidade, iniciou nesta quinta-feira (23) e segue até esta sexta-feira (24). A festa é uma realização da Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Gerencia Municipal de Cultura.

Nesse primeiro dia de festa a programação teve inicio com várias atividades e apresentações culturais, que aconteceram no decorrer do dia. Teve ainda a novena de São João e muito arrasta-pé, Xote e Baião com: Banda Sonhos e Desejos, Xote do Melo, Tamara Brito, Xavier e Telma, Chamego Tropical e Tinho do Acordeon, que fez os presentes dançarem forro até o raiar do dia.

“Essa é uma festa muito tradicional da nossa comunidade e há dois anos não acontecia, por causa da pandemia. Poder ver a festa acontecendo e participar dela com toda a minha família é uma alegria imensa”, destacou a dona de casa Myslei Marques. Robério Souza saiu da sede do município para prestigiar os festejos em Limoeiro da Batateira com um grupo de amigos, para ele essa é uma festa bastante aguardada não só pela comunidade local, mas de toda Sento-Sé. “Estávamos com saudade dessa festa, que é tradição para todos de Sento-Sé. Todos os anos nos programamos para vir e participar”, declarou o estudante.

De acordo com o gerente municipal de Cultura, Aedson Nascimento, a realização da festa vem superando as expectativas dos organizadores. “O primeiro dia foi um sucesso absoluto e hoje não vai ser diferente, teremos a procissão e a missa campal encerrando o novenário e os festejos a São João, e também vários shows musicais”, explicou Aedson Nascimento.

A prefeita Ana Passos destacou a importância da tradição do São João para os nordestinos e, em especial, para os sentosseenses. “Este é um ano para reacender a esperança, voltar a festejar do jeito que já estávamos acostumados, então essa festa é para o povo de Sento-Sé e para aqueles que vêm de outros lugares ver que o nosso povo sabe fazer festa de São João, essa é a nossa tradição e nós temos muito orgulho dela”, concluiu a prefeita.

Hoje, 24 de Junho, dia de São João, as festividades seguem acontecendo em Limoeiro da Batateira, com a realização da Procissão em Louvor a São João e Missa Campal a partir das 17h; em seguida acontecem os shows com Pedro Lucas, Mário Santos, Robinho Vaqueiro e Itiúba.

Gardennia Garibalde/Ascom PMSSE
Fotos: Leonardo Costa