Ações alusivas ao Março Lilás são concluídas em Sento-Sé com avaliação positiva

Durante todo o mês de março a Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma série de ações alusivas a Campanha Março Lilás, que tem foco reforçar a importância de prevenir o câncer do colo do útero, além de atividades educativas como palestras em Salas de Esperas, foi também realizado um grande mutirão de exames preventivos e testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), tanto na sede como no interior.

No período de 09 a 23 de março mais de 200 exames preventivos e cerca de 190 testes rápidos foram realizados em mulheres com idade entre 25 e 64 anos, explica a coordenadora da atenção básica no município, Renata Santos. “Os mutirões foram proveitosos, pois conseguimos através da divulgação e busca ativa atender uma demanda de mulheres de 25 a 64 anos que ainda não haviam realizado o exame no último ano, efetivando a prevenção do Câncer de Colo de Útero. A meta inicial foi alcançada, com uma ótima adesão tanto na sede como interior”, destaca a coordenadora.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Samuel Santana, essa é mais uma campanha de conscientização realizada com sucesso pela gestão municipal. “Sabemos que saúde se faz a partir da prevenção e conscientização, e a orientação que temos da prefeita Ana Passos, é sempre desenvolvermos ações com esse foco. E a prova concreta de que esta é uma ação acertada é a adesão que sempre alcançamos junto a população”, avaliou o secretário.

As Unidades de Saúde da família da sede e interior continuam com agendamento semanal de exame preventivo.

Gardennia Garibalde/Ascom PMSSE
Fotos: Secretaria Municipal de Saúde