Agricultura: Projeto Pró-semiárido é lançado em Sento-Sé

O Pró-Semiárido é um Projeto de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado da Bahia, com o apoio do FIDA – Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola e da CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, e tem como por objetivo melhoras as condições de vida da população Rural dos municípios.

Em Sento-Sé, o projeto está sendo desenvolvido pelo corpo técnico da Secretaria Municipal de Agricultura composto por: Bárbara Rodrigues – Assistente Social, Diego de Almeida – Técnico Agrícola, Jislande Almeida – Técnica Agronegócio e Bartolomeu Santos – ACR- Agente Comunitário Rural.

Para efeito de cumprimento das etapas exigidas para sua implantação, foi realizada Assembleia Geral que serviu para que as comunidades entendessem a metodologia do projeto, bem como para a criação de grupos de interesse, escolha de delegados responsáveis pela elaboração do plano de desenvolvimento e formalização da comissão de controle social que, dentre outras coisas, deve levar em consideração critérios técnicos, de inclusão e de equidade de gênero.

A reunião contou ainda com participação remota dos Sr. Victor Leonam Aguiar de Moraes, Engenheiro Agrônomo, Técnico em Desenvolvimento Produtivo da CAR. Segundo ele “a importância do Pró-semiárido está na diversidade social existente e sua intenção é construir estratégias, planos de desenvolvimento, planos de investimentos e projetos produtivos de base agroecológica para agricultura familiar”. Além disso, completou ele, “juntos vamos construir o projeto e, através dele, gerar um plano de investimentos da ação no semiárido aqui no município de Sento-Sé”.

O evento aconteceu na manhã dessa quarta-feira, 28, no Distrito de Piçarrão e contou com presença das comunidades de São Pedro, Bonifácio, Rocinha, Morrinhos, São Pelegrino, Fazenda Porteira, Tapúio e Brejo da Martinha.

O Secretário de Agricultura, Sandro Jatobá, destaca que “juntamente com a CAR, foi possível apresentar aos agricultores e criadores da zona rural do município o Projeto Pró-semiárido, que tem como objetivo o levantamento de recursos para aplicação na expansão da agricultura e pecuária local”. Ainda, “agradecemos o empenho da prefeita Ana Passos e do Secretário de Administração, Juvenilson passos, que não têm medido esforços para buscar, junto ao Governo do Estado, melhorias para o nosso município e seus moradores”, finalizou ele.

Clériston Ferreira – ASCOM/PMSSÉ
Fotos: Leonardo Costa