Campanha de imunização contra poliomielite e de multivacinação é prorrogada até dia 30 de setembro

A campanha de vacinação de crianças entre um ano e cinco anos de idade contra poliomielite (pólio) está prorrogada até 30 de setembro. A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde e vale para todo o Brasil, em decorrência da baixa adesão da população. A prorrogação também é válida para a multivacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos que necessitam atualizar a caderneta de imunização.

Para afastar o risco de reintrodução do vírus da pólio no país e proteger as crianças contra as sequelas da doença, são necessários 95% de imunizados. “Chamamos a atenção dos pais ou responsáveis, para levarem suas crianças à unidade de vacinação e protegê-las contra esta doença tão terrível que é a Paralisia Infantil e que pode ser evitada com apenas duas gotinhas, seus filhos vão agradecer muito. Quem ama vacina, vacina é um gesto de amor, vacina protege”, ressalta o gestor da pasta de saúde no município, Samuel Santana.

A Coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Sento-Sé, Santana Afonso dos Reis, enfatizou a importância da campanha nacional de imunização contra a pólio. “Durante muitos anos, a cobertura vacinal foi alta em todo o país. Isso significa que o vírus da doença não tinha risco de ser transmitido. Com o passar dos anos, as pessoas foram diminuindo esse cuidado, e deixando de levar as crianças a uma unidade de saúde para serem vacinadas”, enfatizou a coordenadora, acrescentando que muita gente não sabe, mas a pólio é uma doença muito grave. “Ela pode deixar sequelas pra vida toda de uma pessoa. Se a criança não estiver vacinada e for infectada pelo vírus, apesar de ser raro, pode levar à morte. O mais comum é o vírus afetar o sistema nervoso da criança, provocando lesões que levam à paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores”, frisou.

“Paralisia Infantil” a ameaça está de volta – A poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode atingir adultos. Não há tratamento específico para a doença. A forma de prevenção é a vacinação. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde mantidas pela Secretaria de Saúde de Sento-Sé. O horário de atendimento varia de acordo com o local.

Multivacinação – A prorrogação também é válida para a campanha de multivacinação de todas as crianças e os adolescentes menores de 15 anos. O objetivo da campanha é atualizar a carteira de vacinação, garantindo a crianças e adolescentes que ainda não completaram 15 anos todas as vacinas do calendário, de acordo com a faixa etária.

Confira o Cronograma de Vacinação:

Dia 12/09 – Bairro Cícero Borges (UBS Dr. Eliomar)
Dia 13/09 – Bairro Casinhas (Quiosque ao lado do Mercadinho)
Dia 14/09 – Bairro Populares (Praça em frente à Escola Aurélia)
Dia 15/09 – Bairro Elias Alves (Local Escola Revelação)

INTERIOR

Dia 13/9 – Pirí