Culminância da Jornada Pedagógica 2024 acontece nesta quinta e Sexta em Sento-Sé

“Por uma Educação Humanizadora: Integrando o sentir e o aprender”. Este é o tema que norteia a culminância da Jornada Pedagógica 2024 da rede municipal de ensino de Sento-Sé que acontece nesta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22 de março.

O evento realizado pela Prefeitura de Sento -Sé, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), será aberto oficialmente, às 16h desta quinta-feira (21), no Ginásio de Esportes Municipal , com a Palestra Magna: Competências Socioemocionais na Educação: Integração entre o ser e o aprender que será conduzida por Eduardo Shinyashiki.

Na sexta-feira (22) o evento segue com uma série de oficinas pedagógicas ministradas por profissionais de renome do meio pedagógico, que acontecem no Colégio Estadual Dr. Juca Sento Se, Câmara de Vereadores, Escola Municipal Nova Canaã e Salão de Júri do Fórum.

“Considero esse um dos momentos mais importantes do ano letivo, planejamos essa jornada pensando em levar aos agentes responsáveis por conduzir a educação do município: professores, diretores, coordenadores e demais profissionais da educação, uma formação para esse início de trabalho seja repleto de novos saberes, aprendizados e motivação, para com isso viabilizar um ensino cada vez mais qualificado para os nossos educandos. Nosso planejamento é dar continuidade às formações ao longo do ano, essa jornada marcará o início desse trabalho que entendemos ser primordial para tornar nossos profissionais cada vez mais preparados para atuar”, pontuou o secretário municipal de Educação, Jeorge Ribeiro.

21/03 (Quinta-feira) – Ginásio de Esportes João Carlos Rocha

16h – Credenciamento.
18h – Momento Cultural.
18h15 – Solenidade de Abertura.
19h – Palestra Magna: Competências Socioemocionais na Educação: Integração entre o sentir e o aprender – Eduardo Shinyashiki
21h – Jantar – Voz e violão

22/03 – (Sexta-feira)
Oficinas Temáticas – Das 8h às 17h

Oficina 1 – Educação Infantil
Campos de Experiências: A ação e o comportamento da criança no centro do saber – Josirlene Cardoso Lima Fonseca.

Oficina 2 – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Os processos de apreensão do conhecimento numa perspectiva histórico crítica – Luiz Henrique Hora Coelho Júnior.

Oficina 3 – Anos finais do Ensino Fundamental – Linguagens
O caminho para uma aprendizagem significativa nas diversas práticas de linguagens – Rosângela Gonçalves Cunha.

Oficina 4 – Anos Finais do Ensino Fundamental
Ciências Humanas Percebendo as experiências humanas e refletindo sobre elas no campo histórico e Geográfico – Rogério Santos Souza.

Oficina 5 – Anos Finais do Ensino Fundamental
Ciências da Natureza Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental – Saberes e Metodologias – Livia Danily da Silva Sicopira Guedes.

Oficina 6 – Anos Finais do Ensino Fundamental – Matemática
O ensino da matemática e seus diversos campos de atuação – Silvia Letícia Castro Costa.

Oficina 7 – Educação de Jovens e Adultos
Caminhos para uma Educação Humanizadora na Educação de Jovens e Adultos – EJA – Daniel Barbosa da Silva.

Oficina 8 – Educação Inclusiva
Inclusão e Acessibilidade: Construindo Práticas Pedagógicas – Rose Maria Pereira de Souza Bonfim.

Oficina 9 – Diretores Escolares e Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Educação
Democratização da Gestão para o Fortalecimento da Educação – Gerusa do Livramento Carneiro de Oliveira Moura.

Oficina 10 – Turmas Multisseriadas
Ensino nas Classes Multisseriadas: Uma proposta educacional que acolhe e transforma – Marcos Paiva Pereira

Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE