Sento-Sé intensifica prevenção do câncer de colo do útero com realização de mutirões durante o Março Lilás

Casos de câncer de colo do útero detectados precocemente podem aumentar em 95% as chances de cura da doença. Para que essas taxas se concretizem, a Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria de Saúde, está engajada na Campanha Março Lilás e intensificou a oferta dos exames de rastreamento do câncer, com a realização de mutirões de preventivos nas unidades de saúde da sede e interior, além de promover a conscientização sobre a doença, orientando as mulheres do município sobre os cuidados preventivos.

Nesta quinta-feira (21) a Unidade de Saúde da Família da comunidade de Quixaba realizou uma programação especial e o Mutirão de Preventivos.

“Realizamos ao longo deste mês várias ações alusivas ao Março Lilás, como o  encontro de gestantes no início do mês, para falar sobre a importância da alimentação adequada na gestação e hoje realizamos o mutirão de preventivos, além de sala de espera com enfermeira, estudantes de enfermagem sobre importância do exame citológico, demonstração de como é feito o exame e palestra com o educador físico Aderbal Neto, que falou sobre a importância da atividade física e qualidade de vida na prevenção do câncer, aula de zumba com o professor Guilherme. Tudo com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo de útero, que é hoje o segundo tipo de câncer mais fatal no mundo entre a população feminina”, explica a enfermeira da USF de Quixaba, Aline Galindo.

Programação – Ao longo do mês outras USFs também realizaram suas programações alusivas ao Março Lilás, e o Mutirão de Preventivos, entre elas a USF de Riacho dos Paes.

“Toda equipe que compõe a USF de Riacho dos Paes trabalhou com responsabilidade, dedicação e empenho, para que tivéssemos uma programação diversificada. O nosso Mutirão aconteceu no dia 14 de março, foi um sucesso e aproveito para agradecer a todos que fizeram parte em especial as mulheres que tiraram um tempinho do seu dia para cuidar da sua saúde”, explica a enfermeira da USF de Riacho dos Paes, Andiara Araújo.

Próximo Mutirão – no dia 27 de março acontece mais um Mutirão de Preventivos, na USF Odalia Nascimento, localizada no bairro Bela Vista.

“A campanha Março Lilás é realizada para conscientizar as mulheres sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero, da realização dos exames de rastreamento para diagnóstico precoce do câncer, ampliando as possibilidades de cura e contribuindo para a redução da mortalidade. Por isso, preparamos uma programação intensa inclusive com a ampliação da oferta de exames citológicos para as mulheres neste mês, uma vez que a gestão Ana Passos tem como foco cuidar das pessoas e a prevenção ainda é a melhor forma de cuidado”, destacou o secretário municipal de Saúde, Samuel Santana.

Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE
Fotos: Secretaria Municipal de Saúde