Delegados de Sento-Sé eleitos na Conferência Municipal de Saúde participam da 10ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia

Em Salvador, no Centro de Cultura Cristã da Bahia – CECBA, nos dias 07 a 10 de julho, os Delegados de Sento-Sé eleitos na Conferência Municipal de Saúde, participaram da 10ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia (Conferes) – tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. O evento foi uma iniciativa do Conselho Estadual de Saúde, através da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

O acontecimento foi resultado de um processo de construção coletiva, envolvendo o Conselho Municipal de Saúde, Conselho Estadual de Saúde e Conselho Nacional de Saúde; através de um processo de articulação, chegando a propostas estaduais e nacionais, separadas por eixos temáticos.

O Delegado do Conselho de Sento-Sé, Ailton Cruz explicou a relevância da sua participação. “É de suma importância, pois todos municípios estavam representados. As propostas apresentadas na conferencia municipal foram discutidas e serão levadas para nacional. Futuramente serão elencadas no plano plurianual dos municípios, fazendo parte dos projetos e atividades de cada município nos próximos 5 anos”.

“É de grande valia a participação do município; está dentro dos planos de ação de planejamento de ações futuras para o nosso município, poder apontar ações e defendê-las nas esferas; buscando sempre uma melhor qualidade de vida para o futuro dos nossos munícipes”, finalizou Cruz.

A Delegada, Raiane Mirele Costa fez uma avaliação destes quatro dias de Conferencia Estadual. “Foram dias produtivos no que se refere ao debate sobre as propostas de melhorias para nosso estado em relação à saúde. A conferência configura uma oportunidade única de discutir e elencar objetivos que precisam ser alcançados para o fortalecimento e consolidação do SUS, considerando as necessidades coletivas do nosso estado”.

“Ter o nosso município representado na 10a Conferência Estadual de Saúde traduz a importância de mostrar que também lutamos por melhorias na saúde, enxergamos quais as necessidades mais gritantes, e contribuímos para a construção de soluções. Participar desse evento é uma forma de sair da invisibilidade e colocar nossa cidade como agente ativo no processo que busca benefícios para a saúde”, concluiu Costa.

Também participaram do encontro os Delegados, Izael Torres da Silva e Francisca Palha Ribeiro.

Fotos: Conselho Estadual de Saúde