Secretaria de Saúde realiza a V Conferência Municipal de Saúde com o tema “Democracia e Saúde”

Em Sento-Sé, no Espaço ZEPA, nos dias 25 e 26 de abril, a Secretaria de Saúde realizou a V Conferência Municipal de Saúde com o tema central “Democracia e Saúde”. Os debates contaram com a participação dos funcionários e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A finalidade do encontro foi analisar as prioridades locais de saúde, formular propostas no âmbito dos Municípios, dos Estados e da União.

Entrega oficial de novos equipamentos para o Hospital e Maternidade Dr Heitor Sento-Sé

Na primeira noite, quinta-feira, 25, o Enfermeiro Sanitarista, Mário Machado, ministrou uma palestra e trouxe indagações. “Tentei trazer uma reflexão para os participantes da V Conferência Municipal de Sento-Sé, sobre o processo dissociação da “Democracia e Saúde”, não tem como você separar um do outro, só existe Sistema Único de Saúde, se existir democracia. A importância deste sistema é histórica, ele foi construído no processo de redemocratização do Brasil, por volta de 1986 e este processo hoje está sendo retomando”, disse.

“A população tem que entender que a democracia é de suma importância, não só representativa e sim participativa; para que o cidadão seja ator social do seu processo de Saúde. O cidadão faz parte do SUS no processo democrático na esfera dos saberes, se ele entender que faz parte do SUS, ele vai lutar e defender este Sistema”, finalizou Machado.

Na sexta-feira, 26, no último dia da Conferência, ocorreram palestras e discussões sobre a temática do ano, a partir daí foi elaborado um relatório com propostas para serem debatidas em âmbito regional. Além disso, os delegados e as delegadas, foram eleitos de forma paritária, os delegados e as delegadas que participarão da etapa Estadual.

O Secretário de Municipal de Saúde, Luiz Rezende exaltou o SUS, “todas as pessoas usam o SUS, direta ou indiretamente. Nós somos os SUS, o SUS vale a pena, nós que trabalhamos com a saúde pública fazemos o SUS. A conferência reforçar a cobrança de uma posição firme para a consolidação do SUS”, disse Rezende.