Prefeita Ana discute soluções para o abastecimento d’água com os moradores do Bairro Elias Alves

Nesta terça-feira, 03 de dezembro, a Prefeita de Sento-Sé, Ana Passos recebeu em seu Gabinete, os moradores do Bairro Elias Alves, com o objetivo de esclarecer questionamentos e soluções relativas à falta d’água na localidade.
Na ocasião, além da Gestora também estiveram na reunião o Secretário Municipal de Administração, Juvenilson Passos e o Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Alécio Bispo.

O Sistema de Abastecimento de Água se mostra ultrapassado, pois quando foi planejado há 40 anos, não contava com o desenvolvimento da cidade. Mas para resolver definitivamente a Gestão vem buscando recursos, por meio dos órgãos do Governo Federal/Estadual para fazer um novo e moderno Sistema de Abastecimento, que atende a toda população. Enquanto isso,  a Gestão aumentou o número de carros pipas nos bairros e comprou uma nova bomba no valor de 30 mil reais, para melhorar o bombeamento de água e consequentemente dará uma maior fluidez na distribuição para os usuários.

Segundo o Diretor do SAAE, “assim que tive conhecimento do problema nos bairros, disponibilizamos carros-pipas para atender aos moradores e já no outro dia o fornecimento de água foi normalizado. Queremos ressaltar que esse órgão está comprometido em melhorar, mesmo diante de todas as dificuldades, os serviços prestados a esta comunidade”, explicou Alécio Bispo.

O Vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro Elias Alves, José Bispo Sirqueira falou que sentiu se satisfeito com a reunião. “O que nós queríamos era ouvir da Prefeita o que seria feito para resolver o problema. A gente acredita que a nova bomba e os canos que o município comprou vão melhorar a situação da água. Achamos a reunião muito boa e vamos levar essas informações para os demais moradores do bairro”, ressaltou Sirqueira.

O Secretário de Administração explicou como foi elaborado o Sistema de Abastecimento de Água da cidade, “o sistema feito pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) quando a cidade tinha pouco mais de cinco mil habitantes, os anos passaram e a cidade cresceu o número de moradores, porém o Sistema não estava preparado para esse crescimento, por isso não suporta a demanda aumenta, sofre com constantes colapsos. E a situação se agrava nesse período do ano, por conta da elevação da temperatura, o consumo aumenta significativamente, uma conjuntura crônica e já persiste há vários anos”, afirmou.
Afirmou ainda que a Prefeitura, na Gestão da Prefeita, Ana Passos, vem investindo muito em melhorias para sanar os problemas relacionado à falta d’água. “Acabamos de adquirir uma nova bomba mais potente e 150 metros de tubulação nova, que irão substituir equipamentos antigos, a fim de melhorar o abastecimento na cidade”, disse.
“Além disso, tão logo seja concluído o saneamento, mais uma grande e importante obra que está sendo realizada em Sento-Sé, a Prefeita está buscando junto aos órgãos responsáveis, uma solução definitiva para esse problema”, finalizou Juvenilson Passos.

A Prefeita ouviu atentamente as colocações dos munícipes e lhes garantiu que está empenhada em melhorar o abastecimento da cidade. “Estamos trabalhando desde que assumimos em 2017, para melhorar a qualidade e a distribuição da água em nossa cidade. As dificuldades são muitas, o sistema é antigo e a cidade cresceu. Precisamos de aproximadamente 7 milhões para construir uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA). Enquanto isso não acontece, estamos fazendo o que é possível fazer para amenizar a situação”, destacou Ana.

Texto: Ascom PMSSE
Fotos: Clériston Ferreira