Prefeitura de Sento-Sé inicia culminância da Jornada Pedagógica 2024 com palestra motivacional

Com o tema “Por uma Educação Humanizadora: Integrando o sentir e o aprender”, a Prefeitura Municipal de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na noite desta quinta-feira (21) a abertura oficial da culminância da Jornada Pedagógica para o ano letivo de 2024, com uma palestra magna ministrada pelo Mestre em Neuropsicologia e referência em desenvolvimento das competências de liderança e do potencial humano, Eduardo Shinyashiki.

O evento aconteceu no Ginásio de Esportes João Carlos Rocha e contou com a presença de toda comunidade escolar; do vice-prefeito, Antônio Crinquirim, do secretário municipal de Educação, Jeorge Ribeiro, secretários municipais, integrantes da gestão municipal, entre outros.

De acordo com a prefeita Ana Passos, é compromisso da sua gestão ofertar uma educação de qualidade e valorizar toda a comunidade escolar. “Agradeço a toda comunidade escolar pelo cuidado e responsabilidade com a educação do município. A base de tudo é a educação, por isso meus parabéns e agradecimentos a todos vocês e que o ano de 2024 seja de mais realizações e avanços na educação da nossa cidade”, ressaltou a Prefeita.

De forma inovadora a Jornada Pedagógica deste ano aconteceu individualmente nas escolas, onde cada equipe pôde discutir e alinhar as ações pedagógicas para o ano letivo, e agora a culminância vem para um momento coletivo com todos os integrantes da rede.

O secretário municipal de Educação, Jeorge Ribeiro, falou sobre a importância da jornada pedagógica, as expectativas para o ano letivo e também sobre a gratidão pelo trabalho que vem sendo realizado na educação do município. “A jornada pedagógica sempre aconteceu de forma coletiva, envolvendo toda a rede, mas este ano vimos uma necessidade da escola ter mais tempo com os professores, e nas pré jornadas eles tiveram o momento de reencontro, planejamento para 2024, ver os pontos fracos e fortes da escola e alinhar as ações para este novo ano letivo. Hoje estamos fazendo a culminância com uma palestra que vai além do motivacional e amanhã seguimos com as oficinas durante todo o dia. Nossa expectativa é que o ano letivo seja produtivo e principalmente de grandes avanços para nossa educação”, destacou o Secretário que ainda ressaltou a importância da gratidão e valorização do trabalho e avanços que o município tem conquistado durante esta gestão.

A palestra magna – Foi o ponto alto da abertura da culminância da Jornada e atraiu a atenção de todos os participantes. “Fortalecer os vínculos afetivos é muito importante no processo de ensino aprendizagem, pois o professor valorizado sente-se forte e capaz para produzir resultados de qualidade, e a partir desse resultado o aluno passa a se sentir acolhido e mais receptivo à aprendizagem. Essa foi a base da nossa palestra aqui hoje para todos que fazem a rede municipal de educação em Sento-Sé”, explicou o palestrante, Eduardo Shinyashiki.

A abertura oficial do evento contou ainda com um momento de oração, a apresentação cultural do Coral da Escola Municipal Nova Canaã e um jantar ao som de voz e violão.

Nesta sexta-feira (22) a programação do evento prossegue com a realização das oficinas pedagógicas, confira:

22/03 (Sexta-feira) – Oficinas Temáticas – Das 8h às 17h

Oficina 1 – Educação Infantil
8h às 10h na Escola Municipal Nova Canaã e das 10h até às 17h na Câmara Municipal
Campos de Experiências: A ação e o comportamento da criança no centro do saber – Josirlene Cardoso Lima Fonseca.

Oficina 2 – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
8h às 17h – Salão de Júri do Fórum
Os processos de apreensão do conhecimento numa perspectiva histórico crítica – Luiz Henrique Hora Coelho Júnior.

Oficina 3 – Anos finais do Ensino Fundamental – Linguagens
8h às 17h – Colégio Estadual Dr. Juca Sento Sé
O caminho para uma aprendizagem significativa nas diversas práticas de linguagens – Rosângela Gonçalves Cunha.

Oficina 4 – Anos Finais do Ensino Fundamental – Ciências Humanas
8h às 17h – Colégio Estadual Dr. Juca Sento-Sé
Percebendo as experiências humanas e refletindo sobre elas no campo histórico e Geográfico – Rogério Santos Souza.

Oficina 5 – Anos Finais do Ensino Fundamental – Ciências da Natureza
8h às 17h – Colégio Estadual Dr. Juca Sento-Sé
Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental – Saberes e Metodologias – Livia Danily da Silva Sicopira Guedes.

Oficina 6 – Anos Finais do Ensino Fundamental – Matemática
8h às 17h – Colégio Estadual Dr. Juca Sento-Sé
O ensino da matemática e seus diversos campos de atuação – Silvia Letícia Castro Costa.

Oficina 7 – Educação de Jovens e Adultos
8h às 17h – Colégio Estadual Dr. Juca Sento-Sé
Caminhos para uma Educação Humanizadora na Educação de Jovens e Adultos – EJA – Daniel Barbosa da Silva.

Oficina 8 – Educação Inclusiva
8h às 17h – Colégio Estadual Dr. Juca Sento Sé
Inclusão e Acessibilidade: Construindo Práticas Pedagógicas – Rose Maria Pereira de Souza Bonfim.

Oficina 9 – Diretores Escolares e Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Educação
8h às 17h – Colégio Estadual Dr. Juca Sento Sé
Democratização da Gestão para o Fortalecimento da Educação – Gerusa do Livramento Carneiro de Oliveira Moura.

Oficina 10 – Turmas Multisseriadas
8h às 17h – Colégio Estadual Dr. Juca Sento-Sé
Ensino nas Classes Multisseriadas: Uma proposta educacional que acolhe e transforma – Marcos Paiva Pereira

Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE