Pró-Semiárido: Sento-Sé recebe ações de gênero do projeto através de “Encontro de Homens”

Nesta quinta-feira (19) a comunidade de Bonifácio, interior de Sento-Sé, recebeu mais uma ação fruto do projeto Pró-Semiárido, o “Encontro de Homens”. A iniciativa fruto da parceria da Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, indústria, Comércio e Pesca com o Governo do Estado, por meio do Projeto Pró-Semiárido, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), reuniu cerca de 20 homens do território Nova Esperança.

“Todas as ações do projeto Pró-Semiárido, sejam elas produtivas, técnicas, ou sociais, além de promover a produção agrícola, o desenvolvimento rural e o fortalecimento da economia local, nos permite a reflexão sobre o nosso papel como sociedade, sempre buscando a partir de diferentes aspectos o fomento do setor agropecuário, um setor que recebe total atenção na gestão Ana Passos”, destacou o secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Sandro Jatobá.

O técnico da CAR responsável pela condução da reunião, José Carlos Santos Neri, destaca que o encontro tem como objetivo promover uma reflexão sobre as relações sociais de gênero, visando sensibilizar os homens e com ele compreender a cultura do machismo patriarcal e sexista existente na sociedade brasileira. “O que queremos é sensibilizar os homens da comunidade sobre suas posturas e ações junto à família, incentivando a harmonia e equilíbrio nas relações entre homens e mulheres, um pilar fundamental para o desenvolvimento da agricultura familiar”, explicou José Carlos Santos Neri.

O agricultor Gilberto da Silva Pacheco participou da reunião e aprovou a iniciativa. “Muito importante essa ação, nos faz refletir sobre o comportamento junto a família, e enxergar que precisamos contribuir nas atividades rotineiras da casa, uma vez que a família trabalha unida na agricultura familiar, também tem que trabalhar unida em casa, para assim haver um equilíbrio que vai ajudar a melhorar todo o trabalho”, avaliou.

O técnico da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, Diego Almeida Braga, responsável pelo acompanhamento das ações no território Nova Esperança, ressalta que o encontro faz parte das ações sociais que integram o cronograma de atividades do Pró-Semiárido. “O território beneficia 89 famílias das comunidades de Piçarrão, Bonifácio, São Pedro, Morrinho, São Pelegrino, Tapuio, Fazendo Porteira e Brejo da Martinha. Recentemente foi realizado o Encontro de Mulheres na comunidade de São Pedro e agora realizamos o Encontro de Homens”, pontuou, Diego Almeida Braga.

Ações de Gênero – O Pró-Semiárido, que é fruto do acordo de empréstimo entre o Governo do Estado e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), desenvolve outras atividades que têm o objetivo de garantir maior equidade de gênero, divisão justa do trabalho doméstico, empoderamento feminino e autonomia das mulheres.

Entre as ações estão os encontros de mulheres, encontro de homens e encontros mistos, cuja proposta é provocar a reflexão sobre as diferentes cargas de trabalho entre homens e mulheres; a ciranda das crianças que é um espaço onde meninos e meninas participam de atividades lúdicas e educativas, enquanto suas mães participam de oficinas e reuniões; a estruturação de quintais produtivos e inserção das mulheres em vários grupos de interesse como apicultura e caprino-ovinocultura; e a garantia da participação de, pelo menos, 50% de mulheres nas ações do projeto.

Texto: Gardennia Garibalde – Ascom/PMSSE