Secretaria de Saúde apresenta avaliação do Busca Ativa do Sarampo

A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal da Saúde terminou nesta última sexta-feira, 25 de outubro, a intensificação da vacina contra o Sarampo, oferecida a população pelo Ministério da Saúde através da imunização com a tríplice viral, que protege até mesmo contra a caxumba e a rubéola.

Os Agentes de Saúde que atuam, nas Unidades Básicas de Saúde estiveram realizando a Busca Ativa nas residências, por crianças que possuem doses em atraso. Foram imunizadas 424 pessoas (108,51%) do grupo de risco (de 1 mês até menores de 02 anos).

O sarampo é uma doença grave, altamente transmissível, podendo gerar sérias complicações, potencialmente fatais, como a pneumonia e a encefalite.

QUEM PRECISA SE VACINAR?

Grupo dose zero: Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra). Grupo primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano). Grupo segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose para toda vida.

Se tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade ou tem entre 1 a 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina. Quem comprovar as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente. Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra? e tem de 1 a 29 anos, são necessárias duas doses; de 30 a 49 anos – apenas uma dose. Atenção: Gestante não pode tomar a vacina.

Mesmo com o final da Busca Ativa, as Unidades de Saúde de Sento-Sé estão abertas para a vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados.

SINTOMAS DO SARAMPO

Os principais sintomas do sarampo são: febre com erupções na pele, acompanhadas por tosse, coriza e/ou conjuntivite. Ao apresentar esses sintomas, o paciente deve evitar o contato com outras pessoas e procurar imediatamente a Unidade de Saúde a que pertence.

A Diretora de Vigilância em Saúde, Geisa Lopes falou quais os cuidados contra o sarampo, “a forma de se prevenir do sarampo é por meio da vacinação. A vacina do sarampo deve ser administrada ainda na infância. Aqueles que não vacinaram na idade adequada podem procurar um posto de saúde para avaliar a situação”, explicou.

Imagem: Clériston Ferreira