Secretaria de Administração recebe Cooperativa e discute comercialização de Acerola

Aconteceu na manhã da última quarta-feira, 24, uma importante reunião entre o Secretário de Administração, Juvenilson Passos dos Santos, o Secretário de Agricultura, Sandro Jatobá e representantes da Cooperparaíso de Sobradinho/BA, que serviu para discutir avanços na comercialização de Acerola no município de Sento-Sé.

Durante o encontro foram apresentadas formas para melhorar a produção e o escoamento da safra, evitando perca de frutos e consequentes prejuízos aos produtores. Uma das urgências é a aquisição do Selo de Produtos Orgânicos, o que deve reduzir desperdícios e ampliar o mercado consumidor.

Segundo Josivan Santos de Souza, presidente da Cooperativa, “a missão é melhorar a produção, tornando-a totalmente orgânica para que todos possam estar bem no mercado, agregando valor ao produto”. E completou esclarecendo que “é preciso construir uma força tarefa envolvendo Prefeitura, SENAR, SEBRAE e Produtores, a fim de otimizar a comercialização da cultura de Acerola no município”.

Para o Secretário de Agricultura, Sandro Jatobá, a importância dada ao associativismo e o apoio às políticas públicas para assistência, desde o plantio à venda da produção, são fundamentais na valorização do pequeno produtor. “É com muita satisfação que recebemos Cooperparaíso da cidade de Sobradinho, que demonstrou bastante interesse em fazer parcerias na compra da produção de acerola orgânica dos associados do Projeto Itapera, beneficiando assim mais de 40 famílias”, declarou o Secretário.

Já o Secretário Juvenilson Passos, destacou o potencial agrícola e o esforço da Gestão da Prefeita Ana Passos em apoiar cada vez mais o pequeno produtor e a agricultura familiar em nosso município. “É inegável o potencial que temos em Sento-Sé. Hoje se destacam as Eólicas e a Mineração, mas todos sabem que sempre fomos fortes na Agricultura. Não vamos medir esforços na busca de mais recursos para fomentar o cooperativismo e associativismo em nosso município”, declarou ele.

Ainda, estiveram presentes na reunião: Isael Pina, representante do SEBRAE, que participou de forma remota; Geovan Santos, Vereador do município de Sobradinho, Odair José Souza, membro do Conselho Fiscal da Cooperparaíso e Eron Leopoldo Schneider, Supervisor de Fomento Agropecuário.

Clériston Ferreira / ASCOM/PMSSÉ
Fotos: Leonardo Rodrigues