Secretaria de Educação inicia Plano de Estudos Domiciliares em Tempo de Pandemia

A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Educação iniciou o Plano de Estudos Domiciliares em Tempo de Pandemia, de acordo com a orientação do Conselho Nacional de Educação (CNE). No planejamento, os educadores disponibilizam material didático e atividades para os estudantes fazerem em casa.
Ainda, esta ação tem o objetivo de fortalecer os vínculos afetivos pedagógicos com a comunidade escolar, mantendo o vínculo, mesmo à distância, entre estudantes e professores, evitando as consequências negativas como: evasão, desmotivação, desistência.

Foto: Tony Lopes

Além disso, o plano orienta, neste processo, que à aprendizagem seja mediada por um conjunto de atividades diversificadas podendo incluir desde videoaulas, uso de dispositivos de mídias, como também atividades impressas enviadas aos alunos, leitura de livros, dentre outros, e quaisquer instrumentos adotados sigam as recomendações de segurança à saúde dos envolvidos. Destaca-se ainda, o papel das famílias na condução deste processo, como responsáveis por manter e auxiliar a rotina de estudos dos estudantes.

A Mãe do aluno, João Pedro da Silva Carvalho (4° ano A/ Turno Vespertino/ Escola Municipal Nova Canaã), Elijane da Silva falou da ação da gestão de fazer as atividades escolares remotas, “está iniciativa é de extrema importância, fazer este trabalhado numa fase tão difícil que estamos passando, é muito positiva, no meu ponto de vista, só vem para engrandecer, pois o momento é complexo também para nossas crianças”, disse Elijane da Silva.

Foto: Tony Lopes

Segundo o Secretário Municipal de Educação, Izamar Reis, com o fechamento das escolas para conter a disseminação do Coronavírus (COVID-19), as redes públicas de todo o país começaram a debater medidas para retornar as atividades. “O Plano de Estudos Domiciliares, garante condições de equidade, para que cada aluno matriculado na rede municipal de ensino tenha acesso a todas as atividades educativas propostas pelos professores”, explicou Reis.

Fotos: Secretaria de Educação/Tony Lopes