Secretaria de Educação realiza Consulta Pública (virtual) sobre a (Re) Elaboração da Proposta Político Pedagógica Municipal

A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Educação – SME e a Comissão Municipal de Governança, realizaram a Consulta Pública (virtual) sobre a (Re) Elaboração da Proposta Político Pedagógica – PPP.
Também, direcionou a versão ao Conselho Estadual de Educação – CEE, concluiu o Programa de (Re) Elaboração dos Referenciais Curriculares dos Municípios Baianos com a formação direta de 150 profissionais da educação: Professores, Coordenadores Pedagógicos, Técnicos da SME e membros da Comissão de Governança.

Ainda, por causa da pandemia do coronavírus (COVID-19), e para evitar a disseminação do vírus, foi necessário a criação de um site para apresentação do regimento, direcionado ao processo de consulta pública, os sistematizadores, o percurso formacional, o documento da PPP e as imagens locais.

Além disso, a construção coletiva com a participação da comunidade escolar e representações locais, titulada como – “Educação no Sertão: Bonitezas de uma construção coletiva”, depois passou pela consulta pública, recebendo a aprovação do público e do Conselho Municipal de Educação.

Ademais, a Coordenadora Pedagógica do Colégio Municipal Deputado Jayro Sento-Sé, Edilene Emídia dos Santos Souza fez uma avaliação bastante positiva da atividade. “Ter participado do movimento curricular viabilizado pelo Programa de (Re) Elaboração dos Referenciais Curriculares Municipais, coordenado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em parceria com os municípios baianos, foi formidável e gratificante. Para mim, esta iniciativa contribuiu de forma significativa para a construção da nossa Proposta Curricular Municipal, documento de extrema importância para a formação e qualificação dos saberes de nossos estudantes e para o fortalecimento das práticas pedagógicas”.
“Portanto, só tenho a agradecer a equipe da Undime e a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação de Sento-Sé, na pessoa do Secretário, Izamar Reis e da minha articuladora, Giselda Carvalho dos Santos Rodrigues, por oportunizarem momentos de profundas reflexões, estudos, diálogos coletivos, democráticos e de construção do conhecimento. Agradeço de forma especial ao grupo de professores, o qual coordenei e orientei o trabalho no GEAs, agradeço a gestão municipal, colaboradores, parceiros, enfim, aos autores e autoras desta construção”, finalizou Edilene Emídia.

Logo, a Chefe do Setor Pedagógico, Adébora Almeida explicou, “o Setor Pedagógico da SME compartilha da grande importância que é legitimar um currículo pautado na ação democrática. Ou seja, um projeto de educação construído no coletivo por muitas mãos envolvidas direta e indiretamente”, disse Adébora.

Fotos: Secretaria Municipal de Educação – SME