Secretaria Municipal de Educação realiza Jornada Pedagógica em Sento-Sé

A Prefeitura Municipal de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 18 e 19 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2020, que este ano trouxe como tema: Educação em Rede: Enfrentar Desafios Compartilhando Possibilidades.

O evento contou com a participação maciça dos profissionais da Educação da Rede Municipal, que lotaram o Ginásio de Esportes da cidade na noite de abertura, em um momento de confraternização, troca de experiências e aprendizado. No ato do credenciamento, cada professor recebeu da SEC um kit contendo uma bolsa, jaleco, agenda e outros matérias para uso pedagógico dos docentes.

A Prefeita Ana Passos participou da abertura do evento e deu as boas-vindas, desejando “que os duzentos dias do ano letivo sejam de sucesso para todos”. Na oportunidade ressaltou a importância das ações da gestão nos últimos anos, destacando a garantia da merenda e transporte escolar, reforma e construção de escolas, aquisição e recuperação de carteiras escolares, entrega de fardamentos, kits para merenda e, para este ano, seguindo o projeto de melhoria da educação, a entrega de kit com material escolar para mais de oito mil alunos. Ainda, durante seu discurso, anunciou a implantação do Piso Salarial dos Professores para o ano de 2020, que será de 12,84%, retroativo ao mês de janeiro.

“Estamos felizes com a realização de mais uma Jornada Pedagógica. Nosso desejo como gestora do município é que nossas crianças recebam sempre o melhor e eu sei que temos profissionais preparados e capazes de cuidar com amor e carinho dos nossos alunos”, afirmou a prefeita.

Durante a programação foram feitas importantes homenagens. A primeira delas, repleta de emoção, foi ao professor Gilmar Rodrigues Borges, que atuou como docente na Sala Avançada José Amaro Ferreira Borges, no povoado de Itapera, que faleceu no dia 1º de janeiro deste ano. Uma placa em reconhecimento ao relevante exemplo de vida do saudoso mestre, foi entregue a seu pai, José Amaro Ferreira Borges e a sua irmã, Solange Borges.

Foi feita também homenagem ao jovem estudante Allyson André Almeida de Castro Paes Landim, em reconhecimento pela conquista da medalha de bronze na 15ª Olimpíada Brasileira Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, no ano de 2019. Aluno do 7º ano do Colégio Municipal Custódio Sento-Sé, Allyson recebeu uma placa e compartilhou a honraria com familiares, direção, professores e coordenação do Educandário.

Na manhã do dia 19, dando continuidade à Jornada, professores, diretores e coordenadores pedagógicos participaram de oficinas distribuídas em treze salas temáticas, onde foram instigados por mediadores a se apropriarem do que propõem os temas, a fim de acrescentarem mais conhecimentos à sua prática.

Para a professora Jovina Teixeira, da Sala Avançada D. Pedro II, do povoado de Sanharó, “a Jornada Pedagógica foi mais um momento de aprendizado e de várias reflexões sobre a prática de cada educador. Foi também um tempo de reencontro. A secretaria está de parabéns. Tudo muito bem organizado para recepção e acolhida de todos nós”, afirmou Jovina.

Fazendo uma avaliação sobre a Jornada, o secretário de Educação, Izamar Reis, disse que “este momento é muito importante para o início do ano letivo. O tema escolhido teve o objetivo de partilhar possibilidades frente aos desafios vivenciados no contexto de nossa Rede Municipal de Educação”. E finalizou reafirmando o compromisso de que “a gestão seguirá investindo cada vez mais para termos uma educação com equidade e qualidade”.

ASCOM/PMSSÉ
Fotos: Leonardo Costa