Secretaria de Saúde realiza curso de Primeiros Socorros para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias

Nos dias 25 e 26 de outubro, a Secretaria Municipal da Saúde realizou um curso de Primeiros Socorros. A qualificação fornecida pela CAPACITEC priorizou a ampliação dos conhecimentos dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combates as Endemias.  O curso aconteceu no Espaço de Eventos ZEPA.
O objetivo foi atualizar e preparar os profissionais de saúde do município para que estejam aptos a atuarem dentro de suas comunidades em possíveis situações em que o socorro inicial possa salvar vidas.
A Agente de Saúde, Cleucione Maia, agradeceu a gestão pela iniciativa, “nunca tivemos uma atenção ao trabalhador como nesta administração. O curso foi maravilhoso aprendi muito e vou levar para vida todo o conhecimento repassado no curso”, disse Maia.
De acordo com o palestrante, Diego Diniz, a satisfação foi mutua “acredito que tivemos uma evolução bastante satisfatória e extremamente positiva do início do primeiro dia até o encerramento. Muitas dúvidas foram tiradas acerca do atendimento e em relação a qual procedimento fazer nas mais variadas situações. Desde já gostaria de agradecer a todos por todo carinho, atenção e não poderia de deixar de parabenizar a todos agentes comunitários de saúde e endemias, bem como os motoristas pela participação e dedicação ao longo do curso”, disse.
“Gostaria também de parabenizar a Prefeita, Ana Passos, o Secretário de Saúde, Luiz Rezende e a todos que fazem a gestão do município simplesmente por acreditar e investir na capacitação continua dos seus colaboradores”, finalizou Diniz.
O Secretário de Saúde, Luiz Rezende, falou da importância das capacitações dos profissionais do município e parabenizou aos agentes, dia 04 de outubro é comemorado o dia dos ACS e ACE “decidimos presentear os agentes de saúde e de endemias de uma forma diferente este ano. Reafirmamos a importância da educação permanente, pois capacitando os nossos profissionais estamos consequentemente melhorando e humanizando o atendimento à nossa população e formando multiplicadores de informações”, afirmou Rezende.
Participaram da qualificação aproximadamente 120 profissionais que atuam na sede e interior do município, além da Diretora da Atenção Básica, Renata Santos, o Coordenador de Agentes de Endemias, Adélio Almeida e equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. A Prefeita, Ana Passos, o Vice-prefeito, Antônio Crinquirim, o Secretário de Administração, Juvenilson Passos, estiveram presentes durante esses dois dias de atividade coletiva.
Na noite de 25 de outubro, a Secretaria de Saúde forneceu um jantar festivo, valorizando o trabalho dos agentes, em um momento descontraído com música ao vivo, leitura de cordel e depoimento de participantes.