Sento-Sé: Alunos da Rede Municipal de Ensino são selecionados para Olimpíada de Língua Portuguesa

Em Sento-Sé, estudantes da Rede Municipal de Ensino estão selecionados para participar da Etapa Estadual, na 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – “Escrevendo o Futuro”. As comissões julgadoras estaduais farão a leitura e a escolha dos textos nos dias 26/09 a 11/10. A primeira etapa do processo de avaliação e triagem dos textos aconteceu dia 16 de agosto.

Os textos estão em quatro gêneros: Artigos de opinião, Crônicas, Memórias literárias e Poemas. Dentre os selecionados um aluno frequenta escola na sede e outro no interior do município.

O estudante da comunidade de Riacho dos Paes, (22 km da sede), do 8° ano – turno vespertino, da Escola Núcleo 2 de Julho, Murilo Fernandes de Barros Santos, escreveu uma crônica com o título – “Lugar Onde Vivo”. O estudante falou do sentimento de ser um dos escolhidos, “é um momento de muita emoção, me sinto lisonjeado por essa conquista. Sou grato a Deus, a minha família e a escola; tenho orgulho de fazer parte da família 2 de julho. Acredito que a educação muda as pessoas e as pessoas podem transformar o mundo”, afirmou Murilo.

Já a aluna do 5º ano, do Grupo Escolar Professora América Sento-Sé Valverde (sede), Jayany da Silva Pereira, escreveu um poema sobre o Rio São Francisco. “A partir das Olimpíadas surgiu a oportunidade de escrever um poema com o tema – “O lugar onde vivo” que para mim é muito importante porque fala do lugar onde moro. Para mim o lugar mais bonito de Sento-Sé é o Rio São Francisco”, disse Jaiany.

Em todo o país, serão selecionados 500 textos, 125 por categoria, garantindo que cada Estado brasileiro e o Distrito Federal tenham, no mínimo, um representante em cada um dos quatro gêneros.

Para o Secretário Municipal de Educação, Izamar Reis, “é muito gratificante em poder ver que a educação de Sento-Sé está no caminho certo, em saber que o que propomos para a rede de ensino está sendo efetivamente trabalhado com comprometimento, resultado da dedicação dos profissionais e alunos em aprender cada vez mais, resulta em conquistas para a educação”, exaltou Reis.

No dia 10 de dezembro, acontecerá a celebração final no evento de premiação: revelação dos 28 alunos vencedores e seus professores, na 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Imagem: Clériston Ferreira
Fotos: Secretaria de Educação