Lideranças comunitárias de Sento-Sé se articulam para Audiência Pública sobre o ‘Parna do Boqueirão da Onça’

A Comissão de Associações e Cooperativas do Interior do Município de Sento-Sé em parceria com a Frente Parlamentar do Estado já iniciou a articulação para a realização da Audiência Pública ‘Revisão da Formação do Parque Nacional Boqueirão da Onça’. No último sábado (25) representantes das comunidades das regiões de Caatinga e da Serra, além de um representante do IRPAA, estiveram reunidos na comunidade de Lagoa de Mari, para discutir a preparação da Audiência.

Com data marcada para acontecer no dia 06 de outubro, às 15h, na Câmara de Vereadores de Sento-Sé, a Audiência Publica vai debater  a desorbisservancia da lei no ato da criação das Unidades de Conservação do Parna, a Falta de diagnóstico e zoneamento, a exclusão dos municípios no processos de criação, regulamentação e implantação, a educação ambiental que vem sendo executada a base de Polícia, exclusão das comunidades, desapropriação indébita, entre outros tópicos.

Integrante da Associação de Moradores de Brejo da Brasida (AMBB), Mariluze Amaral, explica que o que está levando a comunidade a convocar essa Audiência é a falta de respeito às leis existentes no país. “A nossa constituição, as leis de garantia dos direitos individuais e coletivos não foram levadas em consideração pelos órgãos e autoridades que criaram o Parna do Boqueirão da Onça, município e comunidades não foram ouvidas para criação da Unidade de Conservação, como se pode retirar uma imensa extensão territorial do município sem a realização de um diagnóstico? São questões como essas que nos levam a convocar a Audiência, afim de promover a participação popular no processo de decisão sobre o Parna”, pontua.

Gardennia Garibalde – Ascom/PMSSÉ
Fotos: Comissão de Associações e Cooperativas do Interior do Município