Secretaria de Educação realiza palestra da terceira etapa da “Jornada de Educação Alimentar e Nutricional – JEAN”

Nesta quarta-feira, 28 de agosto, a Prefeitura de Sento-Sé através da Secretaria Municipal de Educação realizou mais uma palestra da terceira etapa da “Jornada de Educação Alimentar e Nutricional – JEAN”, com a temática: “Bullying e Imagem Corporal”.

A JEAN é organizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE; e consiste na seleção, divulgação e publicação das boas práticas alimentares.

O objetivo da Jornada Alimentar é incentivar o debate, a prática das ações de educação alimentar e nutricional no ambiente escolar. Dar visibilidade as atividades já desenvolvidas nas escolas públicas do infantil (creche e pré-escola), anos iniciais (1º ao 5º Ano) e finais (6º ao 9º Ano); atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

Na Escola Municipal Nova Canaã, a Nutricionista responsável pelo cardápio da Rede de Ensino, Rafaella Cerqueira, ministrou uma apresentação sobre a temática. “Passamos para os educandos da Escola a importância de se ter uma imagem corporal. De como conseguem se ver, a abordando a distorção desta imagem, visto que é uma visão irrealista de como muitas vezes se ver o corpo. Lembramos dos riscos que essa distorção pode causar, levando a transtornos alimentares como bulimia e anorexia. Então, muitas vezes a necessidade de se ter um corpo perfeito, do emagrecimento, leva a riscos que podem comprometer a saúde ou até mesmo levar a morte”, ressaltou Cerqueira.

O Estudante do 5º ano, Enzo Gabriel Fernandes Almeida de Souza, 10 anos, falou que achou a palestra muito interessante, “um ótimo tema para a nossa realidade. Nos dias de hoje, existe muito nas escolas falar da imagem corporal. Por ser uma brincadeira hoje pode afetar o amanhã, o psicológico. Ainda tem a discriminação tanto racial como corporal, principalmente na fase da adolescência”, disse Enzo Gabriel Fernandes Almeida de Souza.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, Izamar Reis, “a JEAN está na sua 3ª Edição. Este ano as atividades estão sendo desenvolvidas nas escolas públicas de todo o Brasil em torno de 04 temas: Merendeira como agente transformadora da alimentação escolar; Sustentabilidade na Alimentação Escolar; Imagem corporal e bullying; e Movimento + Comida de Verdade = Saúde. Importante ressaltar que o nosso município já foi premiado nas duas edições anteriores. Este é o resultado de uma gestão que leva a sério a Educação, que nossa Prefeita, Ana Passos se preocupa diariamente com tudo que está envolvido em meio a educação de nossas crianças e jovens”, explicou Reis.