Secretaria Municipal de Educação apresenta Plano de Retorno às Aulas

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 27, a Secretaria Municipal de Educação apresentou à prefeita Ana Passos e ao Secretário de Administração Juvenilson Passos dos Santos, o Plano de Retorno às Aulas em Sento-Sé. Estiveram presentes no encontro a Chefe do Departamento Pedagógico da Secretaria, Adébora Almeida, o Secretário em exercício, Izamar Reis, e o Professor Jeorge Murilo.

Em virtude da pandemia do Coronavírus, as aulas presenciais foram interrompidas no mês de abril de 2020. A partir do mês de julho, a SME implementou aulas remotas com a utilização de ferramentas tecnológicas e envio de atividades para a residência dos alunos, tanto na Sede, quanto no Interior.

A proposta da Rede Municipal para as atividades letivas, respeitando os protocolos sanitários, consiste na continuidade das aulas remotas referentes ao ano letivo de 2020, com encerramento previsto para o primeiro semestre. Já o início do ano letivo de 2021 está previsto para o segundo semestre e será com ensino híbrido, parte presencial, respeitando as medidas de distanciamento, e parte remota, a fim de cumprir a carga horária e a quantidade de dias letivos exigidos pela legislação.

A equipe da SME esclareceu durante o encontro que o calendário que está sendo elaborado, segue as orientações do Ministério da Educação e que o retorno às aulas presenciais está atrelado aos rumos da pandemia em nosso país. Ainda que, havendo a liberação para que as escolas voltem a receber os alunos, diversas medidas serão implementadas como a colocação de lavatórios para a higienização das mãos, a disponibilidade de álcool em gel à 70% para a utilização por parte de alunos e profissionais da educação, bem como a obrigatoriedade do uso de máscaras no ambiente escolar.

Para a prefeita Ana Passos o retorno das aulas é de fundamental importância para os alunos. “Entendemos o momento, mas sabemos que nossas crianças precisam retornar às aulas, claro que com todos os cuidados necessários. Acredito na capacidade dos nossos profissionais e sei que nenhum aluno de Sento-Sé será prejudicado”, afirmou.

O retorno das aulas está previsto para o início do mês de fevereiro.

Clériston Ferreira / ASCOM/PMSSÉ
Foto: Leonardo Rodrigues