Sento-Sé: 20 alunos da comunidade de Sanharó realizam o sonho de conhecer o mar e ainda são presenteados com vários passeios turísticos em Salvador

Nos dias 28, 29 e 30 de agosto, 20 alunos da Escola da Rede Municipal de Ensino – Sala Avançada Dom Pedro II, localizada na comunidade de Sanharó (205 km de Sento-Sé) e a 689 km de Salvador; realizaram o sonho de conhecer o mar e ainda foram presenteados com vários passeios nos principais pontos turísticos, histórico e cultural da capital baiana.

Na primeira noite, 28, logo quando desembarcaram os estudantes foram recepcionados pelo Secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues Souza, que estava representando o Governador da Bahia, Rui Costa fez questão de cumprimentar cada ocupante do ônibus, jantou e conversou com os alunos.

No segundo dia, 29, logo que amanheceu, numa manhã fria, os alunos foram realizar o grande sonho – conhecer o mar, o Oceano Atlântico. A praia escolhida foi de Piatã, deste lugar se iniciou o dia que se tornaria inesquecível e com muita emoção. Os estudantes aproveitaram cada segundo com muito encantamento e admiração.
Mas, devido ao tempo com previsão de chuva, o primeiro banho de mar, só ocorreu depois de meio dia e o cartão postal escolhido foi um dos lugares mais majestosos da capital, o Porto da Barra.

No segundo e terceiro dia, 29 e 30, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os animais do Jardim Zoológico, a histórica Igreja do Bonfim, o segundo Farol primitivo existente em todo o continente americano – Farol da Barra; sentiram muita emoção ao descer no primeiro elevador urbano do mundo – Elevador Lacerda, dançaram e cantaram no mundialmente famoso – Pelourinho.

A Estudante, Juliana Lopes de Almeida, (14 anos), 7º ano falou destes dias inesquecíveis. “Foi uma viagem muito boa, bonita. O que mais gostei foi de conhecer o mar e tomar banho na praia; foi muito lindo, mesmo a água sendo salgada e meus olhos arderem”.
“Adorei o zoológico, os animais são muito lindos. Amei o pelourinho, mesmo com a chuva nós cantamos e dançamos”,
“Agradeço a Deus por permitir tudo isso, ao Governador, Rui Costa por ter lido nossas cartas e realizado nosso sonho. Agradeço a vocês jornalistas, aos professores, a pessoas que nos ajudaram e a todas que nos cumprimentavam na rua, por terem visto nossa história na TV”, concluiu Juliana.

A Professora, Jovina Teixeira Gama contou um pouco da expedição, “desde as primeiras horas do primeiro dia de viagem, tem sido um misto de alegria, fé, oração e responsabilidade – cuidar de 20 crianças na capital durante as 24h do dia”.
“Estou realizada. E digo o tempo todo para essas pessoinhas – o impossível precisa ser eliminado do nosso dicionário. O mundo é nosso. Sanharó está no mapa. Vamos sonhar coletivo e buscar coisas boas, pois vão chegar até nós”, finalizou Jovina.

A Prefeita de Sento-Sé, Ana agradece a Rui Costa por realizar o sonho dos estudantes da comunidade de Sanharó. “Agradeço com muita alegria ao Governador da Bahia, Rui Costa pela sensibilidade em ler as cartas dos alunos e prontamente realizar o sonho das nossas crianças”, afirmou a Gestora, Ana Passos.

Fotos: Claudionor Jr